quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

EAE: 9 - O DECALOGO. REGRESSO A CANAÃ. A MORTE DE MOISÉS

Divergencias Aparentes: É corrente acontecer que ensinamentos doutrinarios dados de certa forma em uma época, venham a ser dados em outra de forma diferente, deixando-se supor que não são autenticos ou concordantes.
É certo porém, que as verdades, sendo únicas, nem sempre são compreendidas e assimiladas da mesma forma. Por exemplo: Os Dez Mandamentos recebidos no Sinai por Moisés, já haviam sido revelados antes, de forma um tanto diferente.
Poré, a verdade é a mesma proclamada diferentemente, em outras religiões, milhares de anos antes.
Ao invés de se julgar que Moisés não recebeu realmente essas revelações, ou tinha conhecimento antecipado delas e simplesmente as repetiu, o mais acertado será compreender que o que um missionário ensina nem sempre é conhecimento novo, mas repetido; de missionários anteriores; porque os homens são duros de coração e de compreensão, e a repetição é sempre necessária, mormente na antiguidade, quando não existiam as facilidades que temos hoje de comunicação e arquivamento de conhecimentos; e mesmo hoje, para se gravar uma informação ela não é repetida somente uma vez, mas centenas de vezes, dia a dia, pela imprensa, radio e televisão, até se gravar a força no subconsciente dos ouvintes.
O Evangelho de Jesus é repetido há mais de dois mil anos por toda parte a mesmo assim somente quem se devota a ele é que o conhece e poucos ainda os que o praticam. (Na Semeadura II - 115)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.