sexta-feira, 27 de abril de 2012

Aula: 49 - Evolução do Homem animal para o Homem Espiritual


A NECESSIDADE DA EXPERIENCIA: Em vossos dias, a luta a cada momento recrudesce sobre a face do mundo; inumeras causas a determinam a Deus permite que ela seja intensificada, em benefício de todos os seus filhos. Todas as classes são obrigadas a grandes trabalhos, mormente aos trabalhos intelectuais, portanto procuram, com afinco, a solução da crise generalizada em todos os paises.

Ponderando a grande soma dos males atuais, buscam elas remédios para as suas preocupações, espantadas com a situação economica dos povos, cuja precariedade recai sobre a vida das individualidades, multiplicando as suas angustias na luta pelo pão cotidiano.

O quadro material que existe na Terra não foi formado pela vontade do Altissimo; ele é o reflexo da mente humana, desvairada pela ambição e pelo egoísmo.

O céu admite apenas que o mundo sofra as consequencias de tão perniciosos elementos, porque a experiencia é necessaria como chave bendita que descerra as portas da compreensão.


 

O PROGRESSO ISOLADO DOS SERES: A ciencia, a arte, a cultura, a virtude, a inteligencia não consituem patrimonios eventuais do homem, conforme podeis observar; semelhantes atributos só se revealm, na Terra, nos organismos dos genios, os quais representam a sumula de extraordinários esforços individuais, em existencias numerosas de sacrifício, abnegação e trabalho constantes. Todos os seres portanto, laboram insuladamente, na aquisição dessas prerrogativas, de acordo com as suas vocações naturais, dentro das lutas planetárias.

Paulatinamente, vencem imperfeições, aparam arestas, aniquilam defeitos em suas almas, nortando-as para o progresso, ultimo objetivo de todas as nossas cogitações comuns.


 

O QUE SIGNIFICAM AS REENCARNAÇÕES: Cada encarnação é cmo se fora um atalho nas estradas da ascensão. Por esses motivo, o ser humano deve amar a sua existencia de lutas e de amarguras temporarias, porquanto ela significa uma benção divina, quase um perdão de Deus.

A golpes de vontade persistente e firme, o espírito alcança elevados pontos na sua escalada, nos quais não mais estacionará no caminho escabroso, mas sentirá cada vez mais a necessidade de evolução e de esperiencia, que o ajudarão a realizar em si as perfeições divinas. (Emmanuel – capítulo V)


 

P: A auto-iluminação pode ser conseguida apenas com a tarefa de uma existencia na Terra ?

R: Uma encarnação é como um dia de trabalho. E para que as experiencias se façam acompanhar de resultados positivos e proveitosos na vida, faz-se indispensável que os dias de observação e de esforço se sucedam uns aos outros.

No complexo das vidas diversas, o estudo prepara; todavia, somente a aplicação sincera dos ensinamentos do Cristo pode proporcionar a paz e a sabedoria, inerentes ao estado de plena iluminação dos redimidos. (O Consolador – 228)


 

Como iniciar o trabalho de iluminação da nossa própria alma ?

R: Esse esforço individual deve começar com o auto-dominio, com a disciplina dos sentimentos egoísticos e inferiores, com o trabalho silencioso da criatura por exterminar as próprias paixões.

O conhecimento é a porta amiga que nos conduzirá aos raciocinios mais puros, porquanto, na reforma definitiva de nosso íntimo, é indispensavel o golpe da ação própria, no sentido de modelarmos o nosso santuario interior , na sagrada iluminação da vida. (O Consolador - 230).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.