sexta-feira, 27 de abril de 2012

Aula: 49 - Evolução do Homem animal para o Homem Espiritual


A NECESSIDADE DA EXPERIENCIA: Em vossos dias, a luta a cada momento recrudesce sobre a face do mundo; inumeras causas a determinam a Deus permite que ela seja intensificada, em benefício de todos os seus filhos. Todas as classes são obrigadas a grandes trabalhos, mormente aos trabalhos intelectuais, portanto procuram, com afinco, a solução da crise generalizada em todos os paises.

Ponderando a grande soma dos males atuais, buscam elas remédios para as suas preocupações, espantadas com a situação economica dos povos, cuja precariedade recai sobre a vida das individualidades, multiplicando as suas angustias na luta pelo pão cotidiano.

O quadro material que existe na Terra não foi formado pela vontade do Altissimo; ele é o reflexo da mente humana, desvairada pela ambição e pelo egoísmo.

O céu admite apenas que o mundo sofra as consequencias de tão perniciosos elementos, porque a experiencia é necessaria como chave bendita que descerra as portas da compreensão.


 

O PROGRESSO ISOLADO DOS SERES: A ciencia, a arte, a cultura, a virtude, a inteligencia não consituem patrimonios eventuais do homem, conforme podeis observar; semelhantes atributos só se revealm, na Terra, nos organismos dos genios, os quais representam a sumula de extraordinários esforços individuais, em existencias numerosas de sacrifício, abnegação e trabalho constantes. Todos os seres portanto, laboram insuladamente, na aquisição dessas prerrogativas, de acordo com as suas vocações naturais, dentro das lutas planetárias.

Paulatinamente, vencem imperfeições, aparam arestas, aniquilam defeitos em suas almas, nortando-as para o progresso, ultimo objetivo de todas as nossas cogitações comuns.


 

O QUE SIGNIFICAM AS REENCARNAÇÕES: Cada encarnação é cmo se fora um atalho nas estradas da ascensão. Por esses motivo, o ser humano deve amar a sua existencia de lutas e de amarguras temporarias, porquanto ela significa uma benção divina, quase um perdão de Deus.

A golpes de vontade persistente e firme, o espírito alcança elevados pontos na sua escalada, nos quais não mais estacionará no caminho escabroso, mas sentirá cada vez mais a necessidade de evolução e de esperiencia, que o ajudarão a realizar em si as perfeições divinas. (Emmanuel – capítulo V)


 

P: A auto-iluminação pode ser conseguida apenas com a tarefa de uma existencia na Terra ?

R: Uma encarnação é como um dia de trabalho. E para que as experiencias se façam acompanhar de resultados positivos e proveitosos na vida, faz-se indispensável que os dias de observação e de esforço se sucedam uns aos outros.

No complexo das vidas diversas, o estudo prepara; todavia, somente a aplicação sincera dos ensinamentos do Cristo pode proporcionar a paz e a sabedoria, inerentes ao estado de plena iluminação dos redimidos. (O Consolador – 228)


 

Como iniciar o trabalho de iluminação da nossa própria alma ?

R: Esse esforço individual deve começar com o auto-dominio, com a disciplina dos sentimentos egoísticos e inferiores, com o trabalho silencioso da criatura por exterminar as próprias paixões.

O conhecimento é a porta amiga que nos conduzirá aos raciocinios mais puros, porquanto, na reforma definitiva de nosso íntimo, é indispensavel o golpe da ação própria, no sentido de modelarmos o nosso santuario interior , na sagrada iluminação da vida. (O Consolador - 230).

quarta-feira, 25 de abril de 2012




 


Nº AULA

Nº TEMA

T E M A

12

1

Nas lutas habituais, não exija a educação do companheiro, demonstre a sua.

18

2

O seu mau humor não modifica a vida.

22

3

A sua irritação não solucionará problema algum

26

4

Ajude sem exigências, para que os outros o auxiliem sem reclamações.

30

5

Discuta com serenidade; o opositor tem direitos iguais aos seus.

33

6

Ajude conversando. Uma boa palavra auxilia sempre.

36

7

Levante o caído. Você ignora onde seus pés tropeçarão.

39

8

Lembre-se de que o mal não merece comentário em tempo algum.

42

9

Diante da noite não acuse as trevas. aprenda a fazer lume.

48

10

O cristão é chamado a servir em toda parte.

51

11

As dores sangram no corpo, mas acendem luzes na alma.

54

12

O sofrimento é um recurso do próprio Espírito para evoluir.

56

13

O mundo desengana e justifica o pessimismo de muitos, mas este julgamento é uma visão imperfeita.

58

14

O arrependimento é o primeiro passo para o pagamento de nossas dívidas.

60

15

O homem retarda, porém a lei o impulsiona.

62

16

A paz é uma conquista íntima do Espírito em prova.

64

17

A finalidade da vida é a glorificação de Deus nas almas.

66

18

O culto de um deus exterior é um retardamento evolutivo.

68

19

Sem desprendimento dos mundos materiais não pode haver ascensão espiritual.

70

20

Deus é a fonte do bem; o mal é criação dos homens.

72

21

A verdade liberta e estimula para a redenção.

74

22

Toda virtude que se conquista é uma porta nova que se abre para um mundo melhor.

76

23

Nos caminhos das realizações espirituais não há quedas definitivas.

78

24

O corpo é o templo do Espírito.

80

25

Aliança é um estado de espírito. Estamos à altura dele?

82

26

Nos graus inferiores da evolução somente os que compreendem o sofrimento se humilham e se salvam.

84

27

Caminhar com Cristo é superar a morte, vencer a vida e ingressar, desde já, na eternidade.

86

28

Pode haver amor sem Aliança? E Aliança sem amor?

88

29

Somente após superar o transitório poderá o aprendiz conquistar a individualidade eterna.

90

30

Servir com desprendimento, sem visar retribuições do mundo, é viver com sabedoria.

94

31

Aliança tem diversas acepções, porém a mais importante é a espiritual.

97

32

Cultivar o silêncio é lutar pela paz interna, vencendo a agitação do mundo.

100

33

Falar pouco e certo é dizer muito em poucas palavras.

103

34

Prece das Fraternidades, o que representa para mim?

105

35

A vida é mudança; o dia de amanhã será diferente e marcará a vitória, se a diferença for para melhor.

107

36

Não estacionar no bem nem progredir no mal.

109

37

Como entendo a Fraternidade dos Discípulos de Jesus?

111

38

Para as conquistas de ordem espiritual é bom que não haja nem entusiasmos nem desânimos.

113

39

Nos caminhos de espiritualização o progresso se mede em milímetros.




 

Aula: 13 - Mansidão e irritabilidade


EAE – AULA 13
IMPLANTAÇÃO DO CADERNO DE TEMAS

MANSIDÃO E IRRITABILIDADE
"Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a Terra".
(Mateus, V,5.)

A delicadeza e a civilidade são filhas diletas da mansidão. Pela mansidão o homem conquista amizades na Terra e bem-aventurança no Céu.
Inimiga da irritabilidade que gera a cólera, a mansidão sempre triunfa nas lutas, vence as dificuldades, enfrenta os sacrifícios.
Os mansos e os humildes de .coração possuirão a Terra, porque se elevam na hierarquia espiritual e se constituem outros tantos propugnadores invisíveis do progresso de seus irmãos, guiando-lhes os passos nas veredas do Amor e da Ciência - nobres ideais que nos conduzem a Deus!
"Aprendei de mim, disse Jesus, que sou humilde e manso de coração".
É em Jesus que devemos buscar as lições de mansidão de que tanto carecemos nas lutas da vida.
Embora enérgico, quando as circunstâncias o exigiam, o sublime redentor sabia fazer prevalecer a sua palavra pelo poder da verdade que a embalsamava, e sem ódio, sem fel, combatia os vícios, os embustes que deprimiam as almas.
Sempre bom, lhano, sincero, caritativo, prodigalizava a seus ouvintes os meios de adquirirem o necessário à vida na Terra e à felicidade no Céu.
"Não vos encolerizeis para que não sejais condenados".
A irritabilidade produz a cólera e a cólera é uma das causas predominantes de enfermidades físicas e males psíquicos.
A cólera engendra a neurastenia, as afecções nervosas, as moléstias do coração: é um fogo abrasador que corrompe o nosso organismo, é o vírus peçonhento que macula nossa alma.
Filha do ódio, a cólera é um sentimento mesquinho das almas baixas, dos Espíritos inferiores.
Sem mansidão não há piedade, sem piedade não há paciência, sem paciência não há salvação! A mansidão é uma das formas da caridade que deve ser exercitada por todos os que buscam a Cristo.
É da cólera que nasce a selvageria que tantas vítimas tem feito.
Da mansidão vem a indulgência, a simpatia, a bondade e o cumprimento do amor ao próximo.
O homem prudente é sempre manso de coração: persuade seus semelhantes sem se excitar; previne os males sem se apaixonar; extingue as lutas com doçura, e grava nas almas progressistas as verdades que soube estudar e compreender.
Os mansos e humildes possuirão a Terra, e serão felizes, o quanto se pode ser no mundo em que se encontram.
Para estes é que Jesus disse: "Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus".
Cairbar Schutel - Parábolas e Ensinamentos de Jesus

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral

“Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral (…)”
O Evangelho Segundo o Espiritismo – Capítulo 17 - ítem 4.
A reforma íntima é um trabalho processual. Processual significa aquilo que obedece a uma seqüência. Em conceito bem claro, é a habilidade de lidar com as características da personalidade melhorando os traços que compõem suas formas de manifestação. Caráter, temperamento, valores, vícios, hábitos e desejos são alguns desses caracteres que podem ser renovados ou aprimorados.
Nessa saga de mutação e crescimento, o maior obstáculo a transpor é o interesse pessoal, o conjunto de viciações do ego repetido durante variadas existências corporais e que cristalizaram a mente nos domínios do personalismo.
O hábito de atender incondicionalmente as imposições dos desejos e aspirações pessoais levou-nos à cruel escravização, da qual muito será exigido nos esforços reeducativos para nos libertarmos do “império do eu”.
Negar a si mesmo ou “despersonificar-se”, esvaziar-se de “si”, tirar a máscara é o objetivo maior da renovação espiritual. Esse o grande desafio a ser seguido por todos os que se comprometeram com seriedade nas nobres finalidades do Espiritismo com Jesus e Kardec.
Extenso será esse caminho reeducativo na vitória sobre nossa personalidade manhosa e talhada pelo egoísmo…
O meio prático e eficaz de consegui-lo, conforme ensinam os Bons Espíritos da codificação, é o conhecimento de si mesmo (O Livro dos Espíritos, questão 919).
Entretanto, para levar o homem ao aprimoramento, o autodescobrimento exige uma nova ética nas relações consigo e com a vida: é a ética da transformação, sem a qual a incursão no mundo íntimo pode estacionar em mera atitude de devassar a subconsciência sem propósitos de mudança para melhor. O Espiritismo é inesgotável manancial no alcance desse objetivo. Seu conteúdo moral é autêntico celeiro de rotas para quantos desejem assumir o compromisso de sua transformação pessoal com segurança e equilíbrio. Sem psicologismo ou atitudes de superfície, a Doutrina Espírita é um tratado de crescimento integral que esquadrinha os vários níveis existenciais do ser na ótica imortalista.
Nem sempre, porém, verifica-se tanta clareza de raciocínio entre os espiritistas acerca dessa questão. Conceitos mal formulados sobre o que seja a renovação interior têm levado muitos corações sinceros a algumas atitudes de puritanismo e moralismo, que não correspondem ao lídimo trabalho transformador da personalidade, em direção aos valores capazes de solidificar a paz, a saúde e a liberdade da vida das criaturas. Por esse motivo, será imperioso que as agremiações do mundo, erguidas em nome do Espiritismo ou aquelas outras que expandam a luz da espiritualização entre os homens, investiguem melhores noções sobre a ética da transformação, a fim de oferecer a seus profitentes uma base mais cristalina sobre os caminhos e percalços no serviço da iluminação de si mesmos.
A prática essencial e meta fundamental dos ensinos dos Bons Espíritos são a melhora da humanidade, a formação do homem de bem. O Espiritismo, em verdade, está nos elos que criamos, uns com os outros, e que passam a fazer parte da personalidade nova que estamos esculpindo com o buril da educação. Os “ritos” ou práticas doutrinárias são recursos didáticos para o aprendizado do amor – finalidade maior de nossa causa. Na falta do amor, as práticas perdem seu sentido divino e primordial.
Em face dessas reflexões, evidencia-se a urgência da edificação de laços de afeto nos grupamentos humanos, no intuito de fixarmos na intimidade as mensagens do evangelho e do bem universal. Afeto é a seiva vitalizadora dos processos relacionais e o construtor de sentidos nobres para a existência dos homens.
O autoconhecimento, através das luzes de imortalidade que se espraia dos fundamentos espíritas, é um mapa de como chegar ao “eu verdadeiro”, à consciência. Todavia, essa viagem não pode ser feita somente com o mapa, necessita de suprimentos morais preventivos e fortalecedores, necessita de uma ética de paz consigo próprio. Somente se conhecer não basta, é necessário um intenso labor de auto-aceitação para não cairmos nas garras de perigosas ameaças nessa “viagem de retorno a Deus”, cujas mais conhecidas são a culpa, a autopunição e a baixa auto-estima, as quais estabelecem o clima psicológico do martírio. É preciso uma ética que assegure à transformação pessoal um resultado libertador de saúde e harmonia interior. Tomar posse da verdade sobre si mesmo é um ato muito doloroso para a maioria das criaturas.
Conviveremos bem com os outros na proporção em que estivermos convivendo bem conosco mesmo. A adoção de uma ética de paz, no transcorrer da metamorfose de nós próprios, será medida salutar no alcance das metas que almejamos, ao tempo em que constituirá garantia de bem-estar e motivação para a continuidade do processo.
O exercício de negar a si mesmo não incui o desculdo ou descrédito pessoal, confundindo a sombra que precisamos reciclar com necessidades pessoais que não devemos desprezar, par ao bem-estar e equilíbrio. Cuidemos apenas de atrelar essas necessidades de conformidade com os novos rumos que escolhemos. Fazermos essa menção porque muitos corações queridos do ideal supõem que reformar é negar ou mesmo castigar a si, quando o objetivo do projeto de mudança espiritual é tornar o homem mais feliz e integrado à sua divina tarefa perante a vida.
Nos celeiros de luz dos repositórios do Evangelho, verificamos um exemplo de rara beleza e oportunidade que servirá como diretriz segura para a “despersonificação” dos servidores do Cristo, na obra do amor: Ananias, o apóstolo chamado para curar os olhos do Doutor de Tarso. Quando o Mestre o chama pelo nome, o colaborador humilde, com prontidão e livre dos interesses pessoais, responde sadiamente: “Eis-me aqui Senhor!” (Atos, 9:10).
O nome dessa virtude no dicionário cristão é disponibilidade para servir e aprender, o programa ético mais completo e eficaz para quantos desejam a auto-iluminação.
Wanderley S. de Oliveira pelo Espírito Ermance Dufaux, Reforma Íntima Sem Martírio – Editora Dufaux

Viver


Viver bem,
Viver em Paz e Harmonia,
É uma Questão de Atitude.
Podemos encarar a Vida como um Jogo PerdidoGo to fullsize image
Ou podemos encarar a Vida como um desafio a ser vencido...

segunda-feira, 2 de abril de 2012

OS EXILADOS DE CAPELA

Nos "Exilados" o autor pressupõe a existência de uma civilização muito desenvolvida, moral e intelectualmente, que habita um planeta em órbita de Capella, estrela da constelação do Cocheiro.

Um grupo de capelinos não teria correspondido à evolução moral dessa civilização e seus espíritos teriam sido banidos para o planeta Terra há cerca de 5.000 anos, dando início à jornada civilizacional humana por meio da encarnação dos mesmos.

Devido ao alto grau de conhecimentos que possuíam, se destacaram na matemática, astronomia, arquitetura, agricultura e navegação, deixando obras como as pirâmides do Egito, os jardins suspensos da Babilônia e as edificações maias e astecas, entre outras.